BeRuby

Embaixadores

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

2012 (2009)

Bem, que dizer deste filme? São quase três horas de acção, suspense, efeitos especiais e mais acção. Muitos clichés à mistura, como é actualmente indispensável neste género de filmes. Muito exagero com os "artistas principais" que nunca lhes acontece nada. A profecia Maia levada ao extremo irreal. Mas "2012" conseguiu surpreender-me. Este era um daqueles filmes que tudo o que escrevi até agora normalmente me levava a que nem o visse até ao fim. Mas deste até que gostei. Talvez seja por ser adepto da profecia*. E gosto bastante do Cusack. E de cenários apocalípticos. Olhem, conseguiu cativar-me e a deixar-me ir na turbulência de acontecimentos, enredar-me na história da salvação da humanidade e nas imagens bem criadas.
Protagonizado por John Cusack (o tradicional pai divorciado por ser negligente e que consegue salvar-se de tudo para depois cair nos braços da ex-mulher), Amanda Peet (a mulher que tinha pedido o divórcio mas que depois já o quer de volta), Thandie Newton (a cara bonita da Missão Impossível que volta aqui como filha do Obama), Chiwetel Ejiofor (tradicional cientista que descobre tudo) e Danny Glover ( Barack Obama), num filme realizado por Roland Emerich, que já veio dizer que não faz mais filmes de desastres.

* O calendário da cultura Maia é regido por ciclos iguais de muitos anos. Quando um desses ciclos chega ao fim, começa outro. Portanto, em vez de ser um ano de 365 dias, é um ciclo de centenas de anos. O calendário deles funciona assim. Ora a profecia diz, baseada no que aconteceu no término dos outros ciclos, que vai acontecer uma série de desastres naturais no equinócio de 2012, ou nos tempos próximos desse ponto. Não diz em nenhum lado que o mundo acaba. Até porque para mim já estamos a experenciar este fim de ciclo há alguns anos, pois o que não falta são catástrofes naturais por todo o lado.

1 comentário:

Sarah disse...

Meh, este filme ficou ligeiramente aquém das minhas expectativas.. Mas vê-se ;)

Sarah
http://depoisdocinema.blogspot.com