BeRuby

Embaixadores

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

One Day (2011)

Jim Sturgess (left) and Anne Hathaway (right) star as Dexter and Emma in the romance ONE DAY, a Focus Features release directed by Lone Scherfig.

Há filmes que mudam a nossa vida. Filmes que não são obras-primas, filmes que, muitas vezes, são clichés. Mas, de certa forma, gostamos de os ver. Às vezes não esperamos grande coisa e “boom”! Quem é que nunca esperou pouco de um filme e este, afinal, surpreende? Quem é que não dava dois tostões por um filme mas por alguma razão insignificante viu o filme e até gostou?
O filme que vos falo é One Day. Que o livro era bom, sabia eu. Mas um pouco céptico vi o trailer e pareceu-me bem. Mas, afinal, todos os trailers, hoje em dia, são bons.
O filme tem uma storyline interessante. Só um dia, em cada ano. Sempre o mesmo dia. Sempre as mesmas personagens e a sua história. Mas sempre acontecimentos diferentes. E se, por um lado, a sonoplastia nos cobre, os actores mostram que foram feitos para aqueles papéis. Assim como o enquadramento perfeito da história sem nunca nos fazer perder mas a divagar. Sem nunca nos afastar-mos. De certa forma, parece que pertencemos àquele filme. De certa forma, fazemos uma introspecção da sua vida.
Mas a razão pelo que vi é insignificante, mas vi-o. E não me arrependo. Quase que me enchia de lágrimas naquela sala de cinema. Agarrei-me à minha companhia e sorri. Porquê? Porque há filmes assim. Porque o Cinema é uma arte. E é sempre bom relembrar-mos isso.
nota 8[5]

3 comentários:

ArmPauloFerreira disse...

Depois de ler o teu texto, voltei a ter entusiasmo por ver este filme pois as diversas criticas que há por aí (jornais por exemplo), parece que mais gostam que nada seja visto.
Eu gosto deste tipo de filme e de qualquer forma queria e iria ver sem falta. Aumentou ainda mais depois de ler o teu belo texto. É assim mesmo, Bruno!

Stella disse...

Certos filmes nos confortam, nos fazem sentir bem, é mais um bom motivo para se gostar de cinema. Há tantos!

Anónimo disse...

Também gostei bastante do filme, infelizmente as críticas não foram as melhores, mas isso pouco importa. E a banda-sonora está fantástica.

Cumprimentos,
Aníbal Santiago (e também tive a oportunidade de escrever sobre o filme no Rick´s http://bogiecinema.blogspot.com/2011/09/resenha-critica-um-dia-2011.html)