BeRuby

Embaixadores

sábado, 16 de abril de 2011

The assassination of Jesse James by the coward of Robert Ford (2007)

2007-Assassination-Jesse-James-by-Coward-Robert-Ford-The-tf.org
O mítico Jesse James existiu. A ele ligavam-se assaltos, assassinatos, resgates, tiroteios, violência, etc. Apesar da sua fama e hipérbole dos acontecimentos, Jesse viveu como um fora-da-lei e Robert Ford o seguia nos seus livrinhos e dizia que um dia o iria conhecer.
A paisagem remonta para o western. A pergunta ao filme não é o “quê que vai acontecer?” mas “como é que vai acontecer?” e, para isso, temos duas horas de filme pela frente.
O filme é filmado com uma exuberante calma e tranquilidade, a acção decorre ao seu passo enquanto o mundo e as pessoas à volta mudam. Através de uma cadeia de acontecimentos que nos levarão ao final, o filme caracteriza-se por um atípico western onde não são os tiroteios que predominam mas os diálogos. Belos, complexos e brilhantes. No rosto de cada personagem vemos a sua reacção aos acontecimentos.
The Assassination of Jesse James by the coward of Robert Ford mostra-se mais que um filme protagonizado por Brad Pitt e por Casey Affleck, mostra-se mais que um mero filme de Hollywood,...
nota 8

6 comentários:

Sarah disse...

Gostei MUITO do filme. Conta com excelentes interpretações!

Sarah
http://depoisdocinema.blogspot.com

Ricardo disse...

É sem dúvida um bom filme.. Tenho que o ver novamente, mas tenho boas memorias de quando o vi.
Apesar do ritmo lento, não se dá conta do tempo passar. E com grandes performances.

DiogoF. disse...

O filme é magnífico e está mesmo a merecer uma revisão da minha parte. Um dos mais subvalorizados da década.

Dora disse...

Na altura adormeci no cinema. Confesso que não gostei muito.

ArmPauloFerreira disse...

É um bom filme. Como western esperava um filme de acção e grandes duelos (tiroteios), mas não há nada disso verdadeiramente acentuável.

Contudo, é uma bela história que mais que a do Jesse james é a do tal corajoso que o decidiu matar mas que na verdade foi mais um grande "cobarde" que nem sequer o enfrentou e a quem Jesse James, pela conjuntura de acontecimentos deste fora-da-lei, se entrega, com muito mais caracter e dignidade que o traidor que acolheu no bando e na sua casa.
É um filme diferente, que gostei por contar uma outra história igualmente interessante por o ponto de vista ser diferente.

Em tempos vi um outro filme de Jesse james, onde também se contava a sua história, que foi igualmente interessante e mais rico em acção, bom elenco e no fim... já se sabe. É o "The True Story of Jesse James" (1957)...

Roberto Simões disse...

Um filme belíssimo, magistral e tecnicamente irrepreensível. Grande storytelling, fabulosas performances dos actores.

Roberto Simões
CINEROAD