BeRuby

Embaixadores

sábado, 26 de março de 2011

Exit through the gift shop (2010)

 

exit-through-the-gift-shop-banksy-poster-1

 

“I used to encourage everyone I knew to make art; I don't do that so much anymore. “

A arte é um conceito aberto. Além disso, existem inúmeras formas de expressar a arte e inúmeras formas de a utilizar e apreciar. Exit through the gift shop empenha-se em enrolar-nos na história da arte de rua. Assim, este filme não mostra exactamente o início e muito menos o fim (este não chegará). De certa forma, mostra quando foi atribuído o valor à street art e mostra as personagens por detrás deste movimento: Thierry Guetta, Space Invader, Shepard Farey, etc.

Estes, invadiam as ruas de diversas cidades e impunham a sua marca. Um dos aspectos mais interessantes é que esta arte não é perpétua, podem limpar aquelas paredes a qualquer momento e, por isso, Thierry Guetta deambulava com os artistas e, além de filmar os seus movimentos, vivia as suas peripécias e aventuras. De certa forma, este documentário atravessa a ascensão de Thierry Guetta e a sua transformação no Mr. Brainwash. Pelo meio, encontra os diversos artistas que transmitem pela rua mensagens de política, livre-arbítrio, cultura ou apenas por diversão. Assim, este filme vai ao encontro do mítico e procurado Banksy, um famoso street artist que criava autênticas obras-de-arte nas ruas sempre com um sentido metafórico.

Não posso excluir a nomeação deste filme para Melhor Documentário e a única razão pelo qual este não ganhou foi pelo realizador em questão (Banksy) e pela controvérsia gerada à sua volta no momento de subida ao palco. De resto, o filme é impecável e mostra que a categoria dos Documentários teve mais uma obra de valor a enraizar na sua história.

 

nota 9

Sem comentários: